Glossário da comunicação

O mundo da comunicação é cheio de termos técnicos. Entenda e conheça os termos mais utilizados.

B

BRAINSTORMING (TEMPESTADE DE IDEIAS)

Reunião criativa para a criação em conjunto de alguma ação, arte ou produto. Exposição de ideias sem barreiras.

BRIEFING

Conjunto de informações ou uma coleta de dados para a criação de um trabalho, por exemplo, para criação uma ação do dízimo.

E

ENGAJAMENTO

É o envolvimento além da interação. Trata-se do relacionamento com a paróquia. Quando o paroquiano indica, fala bem e distribui o material naturalmente.

F

FEELING

O mesmo que ter percepção e sensibilidade ou a capacidade de sentir uma situação e utilizar essa “percepção” para gerar conteúdo online e/ou offline.

I

INSIGHTS

É o termo utilizado para as novas ideias e soluções que surgem para determinados assuntos que estamos pensando.

INTERAÇÃO

São as reações promovidas nas redes sociais como curtidas, comentários e compartilhamentos.

L

LINK NA BIO DO INSTAGRAM

BIO é o local abaixo do nome no perfil do Instagram. Lá é possível colocar o endereço externo de negócio. O Instagram não habilita (por enquanto) essa função nos posts.

M

MARKETING DE CONTEÚDO

Técnica de criar e publicar conteúdos personalizados para a sua paróquia. divulgando o que eles querem consumir de informação.

MÍDIA OFFLINE

São as ferramentas que não permitem interação (não estão na internet) ao vivo com o emissor como o jornal impresso, o outdoor, o rádio e a TV.

MÍDIA ONLINE

São as ferramentas e canais conectados na internet que permitem interação ao vivo como o Instagram, o Facebook, o WhatsApp entre outros.

N

NICHO

São segmentos ou públicos com necessidades e características próprias como cada pastoral paroquial, por exemplo.

P

PIXELS (PX)

É a menor unidade de uma imagem digital utilizada. Indica o tamanho da imagem como 800px x 800px (formato post padrão do Instagram)