Seu universo de comunicação é a sua paróquia!
Lembre-se disso!

Calendário de Posts

Você e sua equipe da Pascom já se questionaram o que publicar nas redes sociais da sua paróquia? É uma realidade constante nas equipes de comunicação paroquiais essa questão.

O básico é seguir o senso comum e buscar no Google as datas e santos comemorados no mês. É uma estratégia? Não! É um meio de consulta somente para atualizar a equipe de datas nacionais, aproveitando um ou duas datas. E os outros 28 dias do mês? O que fazer?

Pratique o verdadeiro Marketing de Conteúdo1 que consiste na geração de material que seu público quer consumir, se identifica com ele, criando interação2 e engajamento3.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

• Saiba quem é o seu público

O texto Você Conhece a Sua Paróquia pode te ajudar nessa questão.

Seu universo de comunicação é a sua paróquia! Lembre-se disso! Um conteúdo interessante para esse público pode ser os acontecimentos paroquiais, ver e ouvir fatos da igreja local, ter sempre uma palavra do pároco e quiçá do bispo da sua diocese ou arquidiocese.

• Linguagem da comunicação

O que é bom para você às vezes não é para o outro! Uma linguagem de comunicação em um post pode não ser entendido por toda paróquia, impactando apenas um nicho4 de pessoas. Na prática uma mensagem para a Juventude pode não atrair a atenção da Pastoral da Liturgia por exemplo.

• Crie comunicação para todos

Sabendo quem é seu público, sabemos qual é a mensagem ideal para cada um e também para todos. Busque feedbacks5. Sempre ouça antes de fazer.

Na dúvida, utilize as dicas:

Glossário do texto:

1 – Marketing de Conteúdo: É a técnica de criar e publicar conteúdos personalizados para a sua paróquia, divulgando o que eles querem consumir de informação, tornando o público fiel ao material.

2 – Interação: São as reações promovidas nas redes sociais como curtida, comentários e compartilhamento.

3 – Engajamento: É o envolvimento além da interação. Trata-se do relacionamento com a paróquia, quando o paroquiano indica, fala bem e distribui o material naturalmente.

4 – Nicho: São segmentos ou públicos com necessidades e características próprias.

5 – Feedbacks: É o ato de dar uma resposta a uma atitude ou comportamento.

 

Marcelo Godoy
Publicitário Católico com Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais

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